Novidades da 19a edição foram divulgadas na noite do dia 05 de dezembro em evento no Hotel Laghetto, com a presença dos organizadores, artistas, parceiros e convidados. 

O próximo Porto Verão Alegre, uma iniciativa produzida e estrelada por profissionais e atrações culturais ligados ao Rio Grande do Sul, realizada pela Mezanino e Mais Além Produções Artísticas, acontecerá entre 05 de janeiro e 08 de fevereiro de 2018. A venda de ingressos começará no dia 19 de dezembro de 2017 pelo site www.portoveraoalegre.com.br e nos pontos de venda físicos.

Mas entre 06 e 15 de dezembro de 2017, será possível comprar ingressos pelo site www.portoveraoalegre.com.br pelo preço de R$20,00, ou seja, com descontos de 50% em relação ao valor normal dos ingressos de R$40,00, para a maioria das peças, exceto para os seguintes espetáculos: Alcemar e a Mascada Perdida, em cartaz do Teatro do Bourbon Country; e Pequeno trabalho para velhos palhaços, Mágicos do Sul, Frida Kahlo à Revolução, Terça Insana e Os Mulheres Negras, em cartaz no Theatro São Pedro. No entanto, apenas uma quantidade determinada estará disponível nessa pré-venda.

Nesta edição serão apresentados 81 espetáculos, 13 a mais que no ano passado, 40 deles pela primeira vez no festival, dos quais quatro escolheram o Porto Verão alegre para sua estreia.

Como nas últimas três edições, o Porto Verão Alegre será o correalizador de uma nova montagem. Neste ano, será a peça “Pequeno trabalho para velhos palhaços”. Com texto de Matei Visnièc, o espetáculo tem direção de Adriane Mottola e no elenco conta com Arlete Cunha, Sandra Dani e Zé Adão BarbosaA montagem conta a história de três palhaços desempregados que se reencontram quando se candidatam a mesma vaga de emprego. O clima saudoso e amistoso dos velhos amigos logo dá lugar a uma disputa acirrada pela sobrevivência. O espetáculo poderá ser assistido no Theatro São Pedro nos dias 05 e 06 de janeiro às 21h e 07 de janeiro às 18h.   

Outras estreias absolutas são: Com a corda toda (com André Damasceno, Dudu Weber, Índio Behn e Maikinho Pereira), Latidos (texto e direção de Júlio Conte, com interpretação de Catharina Conte e Nora Prado) e Lembranças no Lago Dourado (com direção de Nora Prado e atuação de Cláudio Benevenga, Ciça Reckzieguel e Paulo Vicente). 

Além desses, os espetáculos que serão apresentados pela primeira vez no festival são:  A fala do silêncio, Alice além da toca (infantil), A mulher do padeiro, Atordoado, As trevas ridículas, Baila Melancia, Cale-se, Causos do Guri, Clássicos da Mímica, Closer – o amor é suficiente?, Desassossegos, Deu Guru, Divaldo Franco – o semeador de estrelas, Eu é Nós, Guri de Uruguaiana – a missão 2, Ícaro, Los Meketrefes, Nasbecolândia (infantil), Nas sombras do Coração, Nego Di, Nós por Nós, Palco Babylonia, Paranormal, Pararatimbum (infantil), Pedro Ernesto Denardin – 45 anos de alegrias, Pequenas violências silenciosas e cotidianas, Por que não dormir sem medo, Projeto Lilith, Santo Qorpo ou O Louco da Província, Teatro é sempre Arena, Tem gato na tuba (infantil).

Neste ano, o Porto Verão Alegre também traz espetáculos convidados de fora do Estado. São eles: Terça Insana e Os Mulheres Negras vem de São Paulo, Os olhos que tivemos é de Mato Grosso, Seu Bom Fim vem da Bahia, e o Reportório Osório vem de Portugal.

Além da programação de espetáculos, o Porto Verão Alegre continuará oferecendo eventos e oficinas gratuitas, através de organizações parceiras como a Galeria Mamute, o Sigmund Freud Associação Psicanalítica (SIG) e a Associação do Centro Cultural Cia de Artes.

Acessibilidade

Nesta edição, o Porto Verão Alegre contará com 20 apresentações com libras e duas sessões com audiodescrição. Em breve, os espetáculos que contarão com esses recursos serão divulgados. Além disso, poderão ser doados até 4 mil ingressos a instituições carentes do município. Todas os espaços utilizados também contam com recursos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Informações completas estão no site www.portoveraoalegre.com.brA página no Facebook continua sendo um dos principais canais de comunicação, através do endereço www.facebook.com.br/pva2018 .

 

X